Crianças e livros: um encontro de potĂȘncias.
- Marcela Chanan
- 12 de jul. de 2020
- 5 min de leitura
Atualizado: 12 de fev. de 2023
Por Marcela Chanan

Entre 2018 e 2019 tive duas experiĂȘncias de trabalho com grupos de bebĂȘs e crianças pequenas (1 a 3 anos ), que me despertaram o olhar para a relação das crianças com os livros no ambiente educativo, sobre o que acontecia nesse encontro.
Ler para bebĂȘs Ă© algo encantador! Um som, um balbucio, um olhar, um sorriso, um movimento, pode revelar o quanto eles jĂĄ conhecem aquela histĂłria e as emoçÔes que os envolvem. Se atentam as ilustraçÔes, a voz, ritmos e melodias - as palavras que rimam e repetiçÔes. Se mostram animados, alegres e desejantes de manusear o livro.
Leia: A pequena histĂłria dos bebĂȘs e dos livros https://issuu.com/revistaemilia/docs/livro_dos_beb__s
Depois de algum tempo com experiĂȘncias de leitura mediada, observei que os bebĂȘs buscavam os livros com frequĂȘncia na biblioteca da sala: alguns olhavam para todos os tĂtulos antes de escolher um, outros jĂĄ sabiam qual pegar. Exploravam em pĂ©, deitados, sentados, seguravam de diferentes formas, balbuciavam e apontavam para imagens, chegavam tĂŁo perto que pareciam querer entrar no livro. TambĂ©m ouviam histĂłrias contadas pelos maiores (3 anos), escolhiam alguma para eu contar e era sĂł começar para que todos se aproximassem.

Essa biblioteca se renovava de tempos em tempos. TĂnhamos um bom acervo, porĂ©m disponibilizĂĄvamos poucos por vez para conseguirmos mediar esse uso.
Havia um grande interesse por leitura e manuseio dos livros. As crianças me procuravam diversas vezes ao dia para ler e tambĂ©m se colocavam como leitoras. Assim como para os bebĂȘs, ler para as crianças pequenas me ajudou a formar um vĂnculo emocional seguro e de confiança. Talvez tenham percebido meu encanto, disponibilidade e atĂ© diversĂŁo com a leitura, e se aproximavam cada vez mais.
Com isso, pude refletir sobre a conexão com minha criança interior, a ludicidade presente e meu corpo em cena durante a mediação de leitura, em como abro um espaço dentro de mim para me doar, para me emprestar e partilhar dessa narrativa. à um momento de interação diferente do corriqueiro, elas me olhavam com curiosidade por conta da voz e/ou das expressÔes corporais: era eu, o livro ou o personagem que falava? Me olhavam com outros olhos! E não é teatro ou dramatização, era leitura sentada no chão mesmo.

A leitura Ă© acolhedora, um lugar de encontro para imaginar, viver, sentir, ampliar as visĂ”es de mundo e criar outros. Muitas vezes Ă© na escola que bebĂȘs e crianças pequenas tĂȘm um maior contato com livros que apresentam elementos literĂĄrios. Ă uma forma de conhecer o mundo, as culturas, as artes.
Os livros nĂŁo precisam ficar apenas na biblioteca, podem circular pela escola, inclusive pelas casas. Ler na sala referĂȘncia, ler no parque, ler na varanda... Ler em diferentes espaços, tempos e agrupamentos.
Ă possĂvel presenciar o encantamento e os saberes construĂdos por essas prĂĄticas, ao observar pequenos gestos e expressĂ”es que nos contam sobre como elas estĂŁo interagindo com o livro no cotidiano, durante uma leitura com o educador ou por iniciativa prĂłpria.
Ao observar o que nascia desse encontro entre crianças e livros, descobri o quão potente é a literatura na vida delas: experimentam emoçÔes, se identificam ou se relacionam com personagens, se expressam com o corpo todo, seguram o livro de diversas formas, se apoiam nas imagens para "ler" uma narrativa memorizada, tentam manter a "leitura" sincronizada com o passar das påginas, passam os dedos nas letras enquanto "leem", diferenciam as letras das ilustraçÔes, selecionam os livros preferidos, desenvolvem repertório de narrativas para ler e brincar, avisam e até se incomodam e solicitam arrumar o livro que estå rasgado, demonstram que sabe alguns aspectos da linguagem literåria, de como se conta uma história ao usar certas palavras; contam histórias inventadas, contam histórias de acordo com as ilustraçÔes e muito mais.
Quanta riqueza, um bebĂȘ ou uma criança pequena pode desfrutar por meio da leitura e do manuseio de livros!

Ă fundamental ter critĂ©rios para escolher livros de qualidade, nĂŁo Ă© porque sĂŁo bebĂȘs que merecem apenas livros de pano, banho, texturas e som. Os bebĂȘs e crianças pequenas precisam de contato com bons livros, durante a escolha Ă© preciso considerar e diversificar: os autores, as ilustraçÔes, a qualidade do material grĂĄfico, os gĂȘneros literĂĄrios, os assuntos, as culturas e as materialidades (cores, formas, texturas). AlĂ©m de nĂŁo ficar preso ao "adequado" para faixas etĂĄrias (bebĂȘs gostam de outros livros tambĂ©m!) e nĂŁo decidir o que gostam ou nĂŁo gostam (isso tem a ver com suas crenças). Ofereça livros informativos, enciclopĂ©dias, mapas, assim como livros com referĂȘncias artĂsticas e culturais.
Vale lembrar que quando se fala de qualidade na literatura infantil oferecida na escola, nĂŁo hĂĄ espaço para estereĂłtipos e personagens da mĂdia consumista e nĂŁo Ă© para ser usado em função de aprender ou fazer algo, a função da literatura jĂĄ se basta.

HĂĄ muitas possibilidades de leitura e interação com os livros. Inclusive a leitura nĂŁo precisa ser sempre em roda para todos ouvirem: faça o convite para se aproximarem, durante a leitura alguns permanecem atĂ© o fim, enquanto outros seguem brincando e participando nĂŁo tĂŁo de perto, vale considerar essa flexibilidade. Pode ser na sala referĂȘncia, nos espaços externos e outros espaços da escola.
Todo livro tem a sua intencionalidade e Ă© preciso respeitĂĄ-la, ler o texto na Ăntegra e mostrar as ilustraçÔes. As crianças sĂŁo capazes de entender o contexto do jeito delas. E Ă© comum recontarem as histĂłrias depois que lemos, disponibilize o livro e acompanhe de perto. JĂĄ os bebĂȘs vĂŁo querem interagir com o livro, tocar e pegar, durante a prĂłpria narrativa.
Manipular os livros morder, virar de cabeça para baixo, folhear, sentir os livro, ouvir de diferentes pessoas, repetidas vezes, faz parte das experiĂȘncias leitoras que a criança precisa viver para ter uma boa relação com a literatura. BebĂȘs e crianças pequenas conhecem e aprendem com o corpo todo.

Essa ideia de que vão estragar tudo não é verdade, depende da relação que se estabelece com os livros: cuidado e zelo se ensina. Não då para deixar as crianças e os livros abandonados a própria sorte nesse encontro.
A partir do contato com a leitura a criança aprende a manipular os livros, que lemos da esquerda para direita, que podemos retomar a leitura; a valorizar o prazer de estar junto, viver sentimentos e sensaçÔes, perceber que o livro tem marcas na narrativa e nas ilustraçÔes. Altere a narrativa de uma histĂłria conhecida por elas e logo alguma criança dirĂĄ âNĂŁo Ă© assimâ!.
A criança pequena conhece o mundo a partir das suas experiĂȘncias, principalmente pelos sentidos. Suas primeiras vivĂȘncias acontecem desde a gestação, quando jĂĄ sĂŁo capazes de ouvir a voz da mĂŁe, seu desenvolvimento saudĂĄvel Ă© marcado pela relação adulto-bebĂȘ, pelos cuidados e possibilidades de explorar o mundo ao seu redor.
Mesmo antes de saber ler, a criança lĂȘ o mundo e interpreta da forma dela e a literatura Ă© uma produção simbĂłlica que enriquece essa experiĂȘncia. Ler Ă© alimentar esse territĂłrio subjetivo da imaginação para possibilitar que as crianças criem narrativas singulares e identitĂĄrias. Isso tanto na relação com a literatura, quanto na relação com o brincar. As histĂłrias alimentam o mundo interno das crianças, a imaginação, as narrativas e o brincar.
Ler Ă© um encontro com o mundo, com o seu mundo e com o mundo dos outros!
Essa experiĂȘncia foi apresentada no 2o Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens e 4a Jornada da Literatura de InfĂąncia da PUC-SP em 2021, confira aqui.
*Todos os direitos autorais das imagens e texto reservados para Marcela Chanan. Ă proibida sua cĂłpia sem autorização prĂ©via. O compartilhamento da publicação na Ăntegra diretamente do blog (link e via redes sociais) Ă© livre. E para impressĂŁo Ă© obrigatĂłrio colocar a referĂȘncia.
Saiba mais...
Ciclo de conversas sobre leitura com bebĂȘs - A Taba https://blog.ataba.com.br/ciclo-de-conversas-leitura-para-bebes/
Visite a Biblioteca Primeira Infùncia, um perfil do blog dedicado a indicação de livros
Quer deixar um comentĂĄrio? Escreva uma mensagem na caixa de contato do site!